Governador Ronaldo Caiado assina acordo com Enel para acabar com crise energética em Goiás

A Enel assinou nesta segunda-feira (26) um termo de compromisso com o governo Estadual e Federal para ampliar em 26% a capacidade da rede de distribuição nos próximos três anos. A empresa se comprometeu em melhorar as perdas na distribuição da rede atual e também a aumentar o número de conexões rurais.

 

Inicialmente, as medidas representarão um aumento em 486 megawatts (MVA) na capacidade de distribuição de energia, até o início de fevereiro de 2020. Segundo a empresa, até 2022, serão acrescentados cerca de 1.500 MVA ao sistema elétrico, o suficiente, por exemplo, para abastecer as cidades de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e todos os 28 municípios da Região Metropolitana.

 

O plano prevê a construção de 17 novas subestações, para atender 27 municípios, entre Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Mineiros, Rio Verde, Niquelândia, Luziânia, Senador Canedo e Iporá. Também está prevista a ampliação e reforma de outras 130 subestações. Outro ponto do acordo é a aceleração das conexões dos clientes rurais. Atualmente, são 21.300 conexões pendentes, valor que deve ser reduzido para 15.600 em 2020 e para 6 mil em 2021.

 

A nossa reportagem apurou que para atender ao acordo a Enel teria de investir R$ 80 milhões em 2019 acima do que estava previsto no plano emergencial que havia proposto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Já em 2020 o investimento aumentaria em R$ 400 milhões. Isso significa aumento de 10% e de 50% em 2019 e 2020 respectivamente.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), Adriano Rocha Lima, disse em entrevista  nesta terça-feira (27), que a grande preocupação é de fazer com que essa ampliação de capacidade, ela comece a acontecer o mais rápido possível. “Batalhamos para trazer esse aumento de capacidade para um curto prazo”, afirmou. “Agora, nós temos metas mensais que já começa com entregas agora e continua mês a mês em 2020”, completou.

Fonte: sagres 730

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *